top of page

ARQUITETURA CONSCIENTE: UMA REFLEXÃO HOLÍSTICA

ARQUITETURA

                Primeiro vejamos o que vem a ser Holismo.

                Alguns confundem a palavra apenas com práticas de equilíbrio e energização, que levam o homem e as situações a entrar em harmonia. Holismo é isso e também é, sob determinado ponto de vista, já que a temática é ampla, a interação dos aspectos político, social, científico, filosófico e religiosos, que hora atravessamos.

                Holismo, na conceituação, de provém do grego holos e significa totalidade. O significado da palavra nos leva a perceber a realidade de forma integrada, aonde todos os componentes e partes, dessa realidade, interagem e integram entre si e com o todo, conceitos e objetivos, para gerar uma totalidade mais completa, mais produtiva, mais construtiva, que se sustenta sozinha.

                Uma nova maneira de ver o mundo? A história está recheada de civilizações que pereceram, algumas deixando registros, outras não, onde os princípios equilibrados e harmonizados de um modelo social, político, científico, ambiental e filosófico, adaptado ao tempo e à uma evolução específica, pereceram diante da separabilidade de algum desses aspectos. Somos e vivemos como parte de um instante histórico, evolutivo, em um Planeta que caminha dentro de seu próprio processo cósmico. Não há separabilidade e precisamos começar a, não só compreender, mas colocar em prática.

                Porque? Estamos em constante aprimoramento tecnológico, para o nosso tempo. Tecnologia, tecnologia, tecnologia. Isso está nos levando adiante sim, em um número extraordinário de avanços na medicina, na física, na astronomia, matemática, etc. A nanotecnologia é um exemplo. Mas e o restante? Há um planeta inteiro que precisamos, urgentemente, começar a cuidar, nos adaptando, compreendendo, trabalhando junto com ele, para que possamos crescer também e contribuir, no nosso tempo, com o avanço gigante de uma estrela que ainda há muito o que conhecer como funciona.

                Cada um de nós tem o compromisso ético de realizar a sua vida de maneira construtiva, em todos os aspectos em que isso se dá. Somos especificidades, individualmente, dentro desse processo totalitário, aonde cada um precisa contribuir, pensando no todo e não extraindo dele. E agir. Ontem, hoje e amanhã.

                Urge um novo diálogo entre a rica sabedoria da experiência dos nossos antepassados e toda a evolução científica que alcançamos em nosso tempo, para que, conceitual e de forma pratica, possamos entrar em equilíbrio. Nem só sabedoria ancestral e nem só tecnologia.

Já vivemos em harmonia perfeita. Os livros e registros espirituais das antigas civilizações falam sobre isso, em idas e antigas eras. Então podemos refazer hoje, tomando como base as experiências do passado e reunindo, somando, esses sábios objetos de estudo, com nossa atual vivência e realidade, para construir um amanhã melhor.

​​​

 

VIVIANE  TELES

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page